Um antiviral que atua contra o coronavírus, desenvolvido por cientistas da Griffith University, na Austrália, e do centro de pesquisas City of Hope, nos Estados Unidos, teve 99,9% de eficácia em testes feitos com camundongos.

medicamento
Medicamento é capaz de neutralizar vários tipos de coronavírus – Foto: Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas/Reprodução

O antiviral envolve RNA silenciador de genes (siRNA) para atacar o genoma do vírus e impedir a replicação.  O material é envolto em uma cápsula de nanopartículas lipídicas que levam o siRNA até os pulmões do paciente, que pode vir a ser o local mais crítico da infecção.

“O tratamento com a terapia em camundongos infectados com Covid-19, melhorou a sobrevida e evitou mortes. Notavelmente, em sobreviventes tratados, nenhum vírus pôde ser detectado nos pulmões”, afirma um dos pesquisadores, Nigel McMillan.

Outro ponto positivo do medicamento é que ele é capaz de proteger contra uma família de betacoronavírus e poderá ser usado no tratamento de variantes atuais ou que possam surgir no futuro.

“Também mostramos que essas nanopartículas são estáveis ​​a 4° C por 12 meses e em temperatura ambiente por mais de um mês, o que significa que este agente pode ser usado em ambientes com poucos recursos para tratar pacientes infectados”, completa McMillan.

Fonte: R7