Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o vereador Farid Afif (DEM) é executado a tiros, enquanto fazia um passeio de bicicleta por Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense, vizinha a Pedro Juan Caballero, Paraguai (assista no vídeo acima).

Nas imagens é possível ver o vereador de bicicleta, enquanto o autor se aproxima em uma moto. Quando está lado a lado com a vítima, o motociclista inicia os disparos. São pelo menos seis tiros, à curta distância, em aproximadamente 10 segundos. Após atingir o vereador, o criminoso foge.

Os vídeos, gravados em diferentes ângulos, também mostram testemunhas buscando abrigo durante o tiroteio.

Segundo o delegado Marcos Werneck, que acompanha o caso, o vereador entrou em uma loja para se abrigar logo após ser atingido pelos tiros. “As possíveis testemunhas, quando ouviram o estampido, também entraram para se abrigar, e isso comprometeu de serem testemunhas oculares do crime”, disse.

Conforme as investigações, a morte do vereador não tem relação com as quatro mortes que foram registradas na cidade paraguaia vizinha, Juan Pedro Caballero.

Após o ocorrido, a Câmara Municipal de Ponta Porã emitiu uma nota de pesar: “É com imenso pesar que esta Casa de Leis comunica a morte do Vereador Farid Afif, ocorrido nesta data, 08 de outubro. Neste momento de dor e luto, rogamos a Deus, que conforte os corações de seus familiares e amigos”.

O prefeito Helio Peluffo Filho (PSDB) lamentou o assassinato de Afif, seu líder no Legislativo. “Ele era um agente público. Estamos chocados, é hora de reconfortar e apoiar a família, a Câmara está em luto. Falei com ele hoje às 16h, ele está com um amigo em comum. Mandou uma foto, estava de bicicleta”, disse o prefeito.

Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime.

A Polícia Civil analisa os detalhes das imagens e faz buscas pelo autor, mas não informou as hipóteses investigadas sobre as motivações do crime. Nenhum suspeito foi preso até a última atualização desta reportagem.